Projeto Kit Educacional MiritiLab para Aprendizagem Criativa

Um projeto resultante da vivência da seleção pelo Desafio de Aprendizagem Criativa 2018, realizado pelo MIT Media Lab, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e Fundação Lemann. Destaque pela oportunidade de poder desfrutar de alguns dias dentro do MIT compartilhando conhecimento, além de conhecer instituições de ensino na área de Boston e apresentar nossos projetos com a equipe do MIT Media Lab.
Conheça mais: Clique Aqui
 O MiritiLab é um kit educacional desenvolvido pelo Projeto Social Ação Parceiros, que busca dar acessibilidade a professores, alunos, e a todos que tiverem interesse em se permitir a novos pensares, brincando, criando e compartilhando. Todo material desenvolvido baseado nos Lab Criativos que serve de inspiração para construção de diversos projetos de maneira interdisciplinar, bem como para o desenvolvimento de habilidades e competências, direcionando a todos uma nova maneira de aprender, referenciado na Aprendizagem Criativa, que oportuniza as pessoas a serem protagonista dentro do processo de ensino-aprendizagem. Além de ajudar na maturação das relações socioemocionais a serem desenvolvidas de forma eficiente. De acordo com as diretrizes que norteiam a educação brasileira, procuramos desenvolver de maneira convergente com a BNCC, ou seja, dentro das 10 competências gerais, olhando os indivíduos de maneira integral e não fragmentada. Assim sendo, buscamos elaborar referências que as contemplem:
  1. Conhecimento: Através do desenvolvimento dos Lab Criativos as pessoas terão a capacidade de entender e explicar acerca do meio no qual estão inseridas, e com a aquisição dos conhecimentos adquiridos cooperar com a sociedade.

  2. Pensamento científico, crítico e criativo: Dentro da ampliação dos projetos serão instigados a elaborar e resolver problemas, pautados nas formulações e investigações de hipóteses, permitindo usar a ciência de forma criativa, simples e crítica. 
     
  3. Repertório Cultural: Com a utilização dos kits de Aprendizagem Criativa, todos terão a possibilidade de desenvolver praticas que valorizem manifestações dentro do aspecto artístico-cultural de acordo com sua região e país.

  4. Comunicação: Os projetos oportunizam todas as formas de expressão, para dar sentido a tudo que será construído e elaborado, onde o compartilhar, criar, pensar dará significado mútuo.

  5. Cultura digital: Oportunizará o acesso e criação de tecnologias digitais de maneira significativa, onde poderão produzir informações e gerar conhecimentos que visem a resolução de problemas.

  6. Trabalho e projeto de vida: Desenvolverão habilidades que ajudará os mesmos a se prepararem para o mercado de trabalho, bem como cidadãos através das experiências propiciadas ao construir em pares.

  7. Argumentação: Serão estimulados a formularem e defender ideias, a buscarem informações que venham ajudá-los a serem consumidores responsáveis, éticos, e com consciência socioambiental através da utilização de materiais biodegradáveis e reutilizáveis. 
     
  8. Autoconhecimento e autocuidado: Poderão conhecer-se e compreender-se dentro da diversidade, tendo a percepção e autocritica consigo e com os outros através do brincar, fazer e criar.

  9. Empatia e cooperação: Ao desenvolverem os respectivos Lab Criativos em pares, exercitarão a empatia, o diálogo e a cooperação, estimulando assim a capacidade de perceber o outro na resolução de conflitos. 
     
  10. Responsabilidade e cidadania: Todos os projetos compreendem que as tomadas de decisão devem estar pautadas em princípios éticos, inclusivos e sustentável.
Dentro desta abordagem buscamos destacar os 4Ps da aprendizagem criativa (Projetos, Parcerias, Paixão e Pensar brincando) como práticas diferenciadas que envolvam todos para trabalhar com temas e conteúdos em ambientes educacionais diversificados de forma motivadora e estimulante tanto para educadores quanto para os educandos, ajustando as condições para que planejem, criem, testem, em situações reais do dia a dia, a fim de que atuem de forma ativa perante os problemas sociais e os assuntos que as abrangem.